terça-feira, 25 de abril de 2017

Avaliação de Aprendizagem: Princípios e Tipos

Bom dia!

Segue um trabalho para reflexão, após a leitura, destaque as avaliações mais utilizadas no seu dia a dia.


Este trabalho busca compreender o processo de avaliação de aprendizagem, sendo a aplicabilidade dos instrumentos de avaliação utilizados por professores no processo ensino/aprendizagem e como esses métodos contribuem para a construção do conhecimento uma vez que o significado de avaliação é: um processo de captação das necessidades, a partir do confronto entre a situação atual e a situação desejada, visando uma intervenção na realidade para favorecer a aproximação entre ambas, que está relacionado no modelo político pedagógico.

A avaliação é parte integrante do processo ensino/aprendizagem e ganhou na atualidade espaço muito amplo nos processos de ensino. Por outro lado, necessita de preparo técnico e grande capacidade de observação dos profissionais envolvidos no mesmo. Segundo Perrenoud (1999),
“a avaliação da aprendizagem, no novo paradigma, é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionada à gestão da aprendizagem dos alunos. Na avaliação da aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas, geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias, de caráter diagnóstico.
O professor, que trabalha numa didática interativa, observa gradativamente a participação e produtividade do aluno, contudo é preciso deixar bem claro que a prova é somente uma formalidade do sistema escolar e não ser simplesmente usada como avaliação. Desse modo, entendemos que a avaliação não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica. (LUCKESI, 1995, p. 28).

O reconhecimento das diferentes trajetórias de vida dos educandos implica flexibilizar das formas de ensinar e avaliar, ou seja, contextualizar e recriar  metodologia aplicada. Segundo Luckesi (1995), a avaliação tem sua origem na escola moderna com a prática de provas e exames que se sistematizou a partir do século XVI e XVII, com a cristalização da sociedade burguesa.


A prática de avaliação da aprendizagem que vem sendo desenvolvida nas nossas instituições de ensino não tem sido utilizada como elemento que auxilie no processo ensino/aprendizagem, perdendo-se em mensurar e quantificar o saber, deixando de identificar e estimular os potenciais individuais e coletivos.


A avaliação do rendimento do aluno, isto é, do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante dos professores até os dias atuais com a Era da Informação. Em primeiro lugar, porque faz parte do trabalho docente verificar e julgar o rendimento dos alunos, avaliando os resultados do ensino, mas cabe ao professor reconhecer as diferenças na capacidade de aprender dos alunos, para poder ajudá-los a superar suas dificuldades e avançar na aprendizagem.


O ensino no processo propicia a apropriação da cultura e da ciência, do desenvolvimento do pensamento, e da construção da intelectualidade por meio da formação e operação com conceitos.  De acordo com Claudinho Pilleti (2006) os princípios básicos que dão sustentáculo ao processo ensino-aprendizagem são: a) Estabelecer o que será avaliado, pois educar tem em vistos vários objetivos que permitem o desenvolvimento do indivíduo como um todo, envolvendo aspectos de aproveitamento (domínio cognitivo, afetivo, psicomotor), a inteligência, o desenvolvimento sócio-emocional do aluno, enfim, avaliar o que os alunos sabem e como pensam a respeito de determinado assunto; b) Selecionar as técnicas adequadas para avaliar, uma vez que a avaliação reflete tanto sobre o nível do trabalho do professor quanto na aprendizagem do aluno; c) Utilizar uma variedade de técnicas faz-se necessário, pois a verificação e a quantificação dos resultados de aprendizagem no processo completo, visa sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigindo falhas e estimulando os alunos aos estudos; d) Ver a avaliação como uma parte do processo ensino-aprendizagem, isto é, como um meio de diagnosticar o desempenho/a aprendizagem dos alunos.

Segundo Vasconcelos (2005) deve-se distinguir avaliação de nota, a avaliação é um processo que precisa de uma reflexão crítica sobre a prática, podendo desta forma verificar os avanços e dificuldades e o que se fazer para superar esses obstáculos. A nota seja na forma de número ou conceitos é uma exigência do sistema educacional.

Portanto, segundo SANTOS (2005, p. 23), avaliação é algo bem mais complexo do que apenas atribuir notas sobre um teste ou prova que se faz, ela deve estar inserida ao processo de aprendizagem do aluno, para saber os tipos de avaliações que devem ser praticadas dizemos que podem ser:


I. Formativa: tem como objetivo verificar se tudo aquilo que foi proposto pelo professor em relação aos conteúdos estão sendo atingidos durante todo o processo de ensino aprendizagem;
II. Cumulativa: neste tipo de avaliação permite reter tudo aquilo que se vai aprendendo no decorrer das aulas e o professor pode estar acompanhando o aluno dia a dia, e usar quando necessário;
III. Diagnóstica: auxilia o professor a detectar ou fazer uma sondagem naquilo que se aprendeu ou não, e assim retomar os conteúdos que o aluno não conseguiu aprender, replanejando suas ações suprindo as necessidades e atingindo os objetivos propostos;
    IV.            Somativa: tem o propósito de atribuir notas e conceitos para o aluno ser promovido ou não de uma classe para outra, ou de um curso para outro, normalmente realizada durante o bimestre;
    V.        Auto-avaliação: pode ser realizada tanto pelo aluno quanto pelo professor, para se ter consciência do que se aprendeu ou se ensinou e assim melhorar a aprendizagem. Em grupo: é a avaliação dos trabalhos que os alunos realizaram, onde se verifica as atividades, o rendimento e a aprendizagem.

A partir desta análise, a avaliação constitui-se em um momento reflexivo sobre teoria e prática no processo ensino-aprendizagem. Ao avaliar, o professor estará constatando as condições de aprendizagem dos alunos, para, a partir daí, prover meios para sua recuperação, e não para sua exclusão, se considerar a avaliação um processo e não um fim. 

Considerando-se parte mais importante de todo o processo de ensino-aprendizagem. Bevenutti (2002) diz que avaliar é mediar o processo ensino/aprendizagem, é oferecer recuperação imediata, é promover cada ser humano, é vibrar junto a cada aluno em seus lentos ou rápidos progressos. 

Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/avaliacao-de-aprendizagem-principios-e-tipos/58800#


45 comentários:

  1. Cabe ao professor perceber a evolução da aprendizagem do aluno. Caso isso não aconteça, o professor deve oferecer meios para que esse processo aconteça.

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  2. É interessante utilizar diferentes métodos e instrumentos de avaliação: formativa, cumulativa, diagnóstica e somativa.

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    1. A mais importante de todas é a Avaliação Contínua, aplicada em todas as aulas, acompanhar o seu aluno de perto. Verificando o que ele realmente aprendeu em todas as aulas. Desenvolvendo todas as competências e habilidades propostas no seu plano de trabalho docente. O seu PTD.

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Cabe ao professor promover a identificação das principais características dos alunos a serem avaliadas. É importante que ele utilize, no processo avaliativo, diferentes critérios de avaliação. O professor é o principal agente transformador no processo de ensino-aprendizagem.

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  4. Inicialmente, pode-se dizer que, os alunos devem ser encarados como se fossem os atores principais de uma peça de teatro. Sendo assim, um dos principais aspectos que norteiam a relação ensino-aprendizagem é a questão da avaliação. É através dela que se percebe os avanços, erros, dificuldades e o que os alunos necessitam para continuar aprendendo. Serve, também, como um poderoso instrumento de orientação para o professor redefinir suas práticas pedagógicas em sala de aula, a partir dos resultados obtidos nas avaliações efetuadas em suas turmas.

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  5. Cada professor dentro de suas disciplinas ministradas, deve colocar em prática no mínimo três diferentes tipos de avaliação. Olhando para dentro do contexto ensino/aprendizagem, sabemos que, quanto mais tipos de diferentes avaliações, melhor será para que o aluno atinja o objetivo que desejamos, em contra partida, temos o curto tempo para execuções de tantas atividades. Ou seja, as teorias são boas, mas a realidade sempre será outra variável constante dentro da educação.

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    1. É importante perceber os avanços, dos nossos alunos, ou seja quanto eles estão aprendendo. Somente com Avaliações constantes é que se percebe quanto eles se desenvolveram.

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  6. O professor tem que agir como um mediador na sala de aula, procurando diversificar seus critérios de avaliação (ex. Seminário, observação direta). Alunos apresentam habilidades e competências diferentes uma das outras, por isso a importância em diversificar os critérios de avaliação aprimorando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

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    1. É importante perceber os avanços, dos nossos alunos, ou seja quanto eles estão aprendendo. Somente com Avaliações constantes é que se percebe quanto eles se desenvolveram.

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  7. É de suma importância o professor entender e buscar formas de desenvolver a aprendizagem do seu aluno fazendo uso das variadas avaliações para que junto com educando possam encontrar o caminho para o desenvolvimento de ambos em sala.

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  8. É meu primeiro ano como professora, e só demos aula uma semana e paramos devido a pademia estavamos fazendo avaliação diagnóstica aqui onde moro e trabalho as avaliações mais usadas são a diagnóstica e somativa, como não temos acesso frequente a internet está difícil para nós profissionais darmos aula de forma remota com a entrega de atividades impressas, pois poucos são os pais e responsáveis que vão até escola buscar essas atividades.

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  9. cabe ao professor reconhecer as diferenças na capacidade de aprender dos alunos, para poder ajudá-los a superar suas dificuldades e avançar na aprendizagem.

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  10. Diante os processos avaliativos apercebemos que os professores como mediador deve observar o desenvolvimento e critérios dos alunos, não só com avaliação escrita mais com as competências que cada um apresenta no seu conhecimento.

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  11. o processo de aprendizagem é individual ,personalizado. o desenvolvimento de cada aluno acontece em momentos diferenciados , cada aluno possui competência própria para entender isso o professor trabalha de forma humaniza observando criteriosamente esse processo avaliativo.

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  12. Quando bem planejada, qualquer ação tende a ter sucesso e alcançar o objetivo previamente determinado, assim também ocorre quando a planejamento de sua aula. logico terá sucesso e retorno de seu trabalho produtivo.

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  13. O trabalho do professor é essencial para realização do processo de aprendizado do aluno, através da avaliação ele vai conhecendo seu aluno e ajudando nas suas limitações.

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  14. O processo de avaliação é tão importante quanto, a aprendizagem dos educandos!
    Nesta perspectiva, a escolha pela prática avaliativa, vai contribuir significativamente para este processo.
    Haja vista, que a forma diagnóstica para com a sondagem inicial é de suma importância para se conhecer os conhecimentos prévios, contudo, a avaliação formativa assume parte indissociável para o acompanhamento e intensificação dos conhecimentos adquiridos pelo processo e por fim, a avaliação somativa, que traz em sua premissa de massificar os resultados de um todo, que foi construído e resignificado.

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  15. Podemos dizer que os alunos são peças principais. Então a partir desta análise, a avaliação constitui_ se em um momento reflexivo sobre teoria e a prática no processo ensino_ aprendizagem. E cada professor dentro de suas disciplinas ministradas, deve colocar em prática no mínimo três diferentes tipos de avaliação.

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  16. Diante do processos de avaliação trabalho do professor é essencial para realização do processo de aprendizado do aluno, através da avaliação ele vai conhecendo seu aluno e ajudando nas suas limitações.

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  17. Ela deve ser o resultado de uma prática que se torne relevante para professor e aluno na construção do conhecimento na medida em que permite avaliar a caminhada de aprendizagem do aluno.

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  18. Maria das graças 20de setembro 2021 5hs
    Diante de todo processo avaliativo,cabe o professor observar toda ação do aluno em relação aprendizagem dia a dia.

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  19. Cabe o professor observar os seus alunos todos os dias para ver o desenvolvimento e o aprendizado de cada aluno na sala de aula.

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  20. Para o professor a formação continuada amplia o conhecimento das atualizações didático-pedagógicas,pois a seu favor conta o acúmulo de conhecimento, mas só isso não basta os projetos são desenvolvidos de acordo com a necessidade e especificidade de cada curso.

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  21. Para o professor a formação continuada amplia o conhecimento das atualizações didático e pedagógica, pois ao seu favor conta com o acumulo de conhecimento, mas só isso não basta. Os projetos são desenvolvidos de acordo com a necessidade e especificidade de cada curso.

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  22. Na Educação infantil, avaliamos os pequenos observando seu desenvolvimento social, afetivo, psico-motor, porque não trabalhamos com notas e pontos, mas sim desenvolvimento.

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  23. É muito importante, avaliar um todo dos alunos.

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  24. E fantástico ver nossas crianças se desenvolvendo no aspecto social afetivo psicomotricidade afinal avaliamos o desenvolvimento das nossas crianças trabalhamos a socialização no mundo mágico que é nossa educação infantil.

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  25. A avaliação é uma ferramenta importantíssima no dia a dia escolar. Avaliar o todo, os mínimos detalhes auxilia a criar uma prática pedagógica de sucesso.

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  26. A avaliação na educação infantil é uma aprendizagem e um desenvolvimento não só para o aluno mas também para o professor

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  27. AMEI. APROVEITEI BASTANTE CADA UM DE CADA CONHECIMENTO.

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  28. GOSTEI MUITO...
    VOU LEVAR CADA CONHECIMENTO PARA A VIDA TODA.

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  29. OBRIGADA POR TUDO.. VOCÊS SÃO NOTA 10000

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  30. DESEJO TUDO DE BOM PRA MIM E A TODOS NÓS, UM ÓTIMO ESTUDO...

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  31. Avaliação é algo contínuo. Avaliação serve para avaliar o desenvolvimento do aluno e também do nosso trabalho como educador.

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  32. deve ser contínuo e constante durante todo o processo de aprendizagem, com o objetivo de analisar o progresso do aluno e ajudá-lo na construção do conhecimento.

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  33. É muito importante o professor entender e buscar formas de desenvolver a aprendizagem do seu aluno, entender que avaliação é ação e não julgamento.

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  34. O processo de avaliação formadora faz parte de um processo inclusivo que se dá desde a entrada do aluno em sala de aula, assim como seu cotidiano e aprendizado, onde o educador busca desenvolver suas potencialidades em igualdade com o restante da turma, auxiliando no ensino para que os índices de avaliação sejam positivos.

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  35. È fundamental que o professor utilize diferentes métodos e instrumentos de avaliação, para assim verificar onde o aluno tem mais dificuldades, pois com isso nortear a relação ensino-aprendizagem, e também perceber o avanço e redefinir suas praticas pedagógicas em sala de aula. Faz com que o professor use pelo menos o nome três diferentes tipos de avaliação, formativa, cumulativa ou somativa, porque os alunos apresentam habilidades e competências diferentes uma das outras

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  36. "Avaliar é mediar o processo de ensino-aprendizagem". É gratificante acompanhar o desenvolvimento do estudante e expressar para ele o sentimento de realização por cada avanço. Isso, certamente, fará com quê ele continue a dedicar-se ainda mais ao aprendizado.

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  37. Gostei bastante desse artigo, bem claro e fácil de entender. Parabéns.

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